Nesse final de semana, resolvi fazer a receita italiana do molho de manteiga com sálvia, mas troquei a manteiga por nata - que era o que tinha em casa - e adicionei alguns temperos a mais.
Lembrei de coisas interessantes sobre esta erva, que li nos livros da Rosy. Conforme ela conta, a sálvia é originária do Mediterrâneo e seu nome latino significa "salvar". Povos muito antigos diziam que um homem não precisaria pensar na morte se tivesse no jardim um pé de sálvia. Associavam a planta a longevidade e até a imortalidade.
Não sei se ganhei pontos extras de vida, talvez a menos se considerar o teor de gordura da nata. O que posso afirmar, é que a massa ficou realmente muito boa!
Massa:
3 xícaras de chá de massa tipo farfalle (borboleta)
água e sal para cozimento
Molho:
12 folhas pequenas de sálvia
3 colheres de sopa bem cheias de nata (ou manteiga)
1 dente de alho
sal, pimenta e noz moscada a gosto
Coloque a água da massa para ferver. Quando estiver quase fervendo, comece a fazer o molho. No fundo de outra panela, friccione o dente de alho e descarte-o. Em fogo baixo, adicione a nata, a sálvia, o sal, a pimenta e a noz moscada. Quando começar a ferver retire do fogo e reserve. O molho vai descansar enquanto cozinha a massa, assim a nata vai absorver mais o gosto da sálvia. Cozinhe a massa em água salgada. Quando pronta, misturar ao molho e servir. Esta receita serve duas porções médias ou uma porção generosa para gulosos. Si degusti!
4 degustações:
Huum que fome, me deu até vontade de fazer. Será que fica melhor com manteiga ou nata? Sei que tu não fez a com manteiga, maaas a nata me lembra ximia e pão! hehehehe
Ju
Tanto com uma quanto com a outra fica ótimo! Mas o sabor fica diferente, então vai do gosto da pessoa mesmo ...
Legal!! Vou tentar essa semana! :D
Algumas pessoas não simpatizam muito com a nata, caso não goste muito, faça novamente a receita com manteiga, fica diferente mas bom igual ;)
Postar um comentário