15 julho, 2011

Massas que não crescem

Final de semana passado fui novamente viajar e resolvi levar mais uma vez a cuca caracol no banco de trás do carro. Estava louca para testar um recheio novo: doce de leite, chocolate branco e nozes. 

19h de sexta, sozinha em casa, ao som de Beatles e Cinderella iniciei a obra. Mistura isso, mistura aquilo e pronto, era só crescer a massa, abrir com o rolo, rechear e assar. Em no máximo 1h estaria no forno. Abandonei a cozinha, me sentei na frente do computador, abri as letras das músicas na tela, comecei a cantar desastrosamente o que ouvia e cheguei a dançar sozinha por poucos minutos - o suficiente para rir de mim mesma e voltar a sentar.

Lembrei que a massa já deveria ter crescido um bocado e voltei para a cozinha. Para minha surpresa, ela estava exatamente do mesmo tamanho que a deixei. Sovei mais um pouco e nada, estava imóvel! Comecei a me preocupar de verdade, tinha que levar a cuca na manhã seguinte, não tinha ingredientes e nem tempo para fazer uma nova. O que fiz de errado?! Esqueci algum ingrediente?! O que faltava?! E a resposta era: CALOR, faltava calor! Caxias estava com apenas 8ºC e acredito que dentro do meu apartamento estivesse menos que isso, é realmente muito frio aqui. 

Corri para a internet e achei bilhões de dicas. Uma delas era aquecer o forno e com ele morno e desligado, deixar a massa repousar ali dentro. Resolvi fazer isso e ainda dividi meu bloco de massa em 4 blocos menores para facilitar a chegada do calor ao centro da massa. Resolvido o problema! O que era para crescer em 40min, levou 2 horas, mas cresceu!

Ironicamente, depois de todo esse tempo, percebi que não tinha descascado as nozes para o recheio e mais ironicamente ainda, faltou luz! A luz de velas, descasquei calmamente as nozes, a massa cresceu ainda mais, abri ela e distribui o recheio. Nisso já eram quase 22h ... cansei, mas valeu a experiência. 

Se a cuca ficou boa ? Sim, mas o chocolate branco foi desperdício, nem senti o gosto em meio a quantidade de doce de leite que coloquei. Por não ter a nata, a cuca ficou mais seca e por esse motivo - mesmo tendo ficado bem gostosa - fico com a primeira versão

5 degustações:

Marly disse...

Oi, Taís,

Tô chegando agora e gostei do blog, vou me incluir entre os seguidores, rsrs. Esta cuca deve ser deliciosa, ela lembra muito os cinnamon rolls e outros 'rolls', não é?

Beijoca!

Karen disse...

Ah, que pena, a ideia parecia tããão boa. :(

Fiz a cuca, mas o creme de leite é muito diferente da nata. Algumas pessoas me deram algumas dicas de como obter algo parecido em casa, depois preciso testar.

Coloquei a receita lá no blog, espero que não se importe. :)

Taís disse...

MARLY: Bem vinda! Realmente lembram cinnamon rolls, algumas receitas que achei são bem parecidas inclusive ...

KAREN: Uma pena mesmo. Mas não vou desistir, ela só precisa ficar mais úmida como a de nata, a hora que acertar na receita eu posto ;)

Muito obrigada pelas palavras ditas no Kafka sobre o Miei Limoni, gosto MUITO do teu blog e ver uma referência ao Miei por lá, foi ... MARAVILHOSO!

Bjos

Anônimo disse...

Amei as nozes descascadas a luz de velas! :)
Juli

Bocão disse...

Hey!

E eu piquei/ralei o chocolate! :P

Postar um comentário