O que encanta nas receitas da Nigella é a simplicidade. Comida boa não é sinônimo de uma tarde inteira na frente do fogão, nem de jantares extravagantes fora de casa. Às vezes sim, às vezes não. Quantas vezes queremos apenas conforto? Sentar no sofá depois de um dia cheio, comer algo gostoso enquanto repassamos o dia com nossa família e terminar o dia bem?
Para mim, é isso que ela faz - comida simples, boa e confortante. Muitas das receitas dela irão aparecer por aqui, algumas adaptadas outras não, o que não é problema, pois ela mesma defende a liberdade e criatividade na cozinha, assim como eu. Não adianta seguir a risca a receita de um molho ao pesto se você não gosta de nozes. Por que não experimentar com amêndoas ? Castanhas ? Enfim, o importante é ficar bom.
Essa é a segunda vez que faço rabanada, a primeira foi há uns dez anos atrás (não estou exagerando) e desde lá queria fazer novamente. Como envolvia fritura ... fui deixando de lado pela preguiça de limpar a sujeira, além de não ser um hábito muito comum por aqui. Mas então surgiu essa receita "sem fritura" (ao menos não é imersa em oléo) e me animei.
3 ovos
5 colheres chá de essência de baunilha
100ml de leite
3 pães franceses ou 6 fatias de pão de forma
30g de manteiga e gotas de óleo para fritar
açúcar de confeiteiro
Bata os ovos com o leite e a baunilha numa vasilha. Embeba pequenos pedaços do pão nessa mistura, se certifique que ambos os lados fiquem encharcados. Enquanto isso, aqueça a manteiga e as gotas de oléo em uma frigideira. Quanto estiver bem quente, distribua os pedaços de pão sobre a frigideira e toste ambos os lados (não se assuste pela moleza do pão encharcado, é isso mesmo, jogue na frigideira que vai dar tudo certo). Ponha o açúcar em um prato e passe por ele os pedaços já tostados. Coma ainda quente. Si degusti!
0 degustações:
Postar um comentário