Itália, região da Lombardia, cidade: Gorgonzola. Novidade para mim. As pesquisas para o blog tem me ensinado um bocado. Descobri então que gorgonzola não é apenas o nome de um queijo, mas o nome da cidade onde ele nasceu.
Existem lendas para a primeira produção dele, mas nada de confirmações. Certo apenas é que surgiu por volta do século 9 e que com certeza foi feito por puro descuido de alguém.
Sua autenticidade se restringe apenas à algumas cidades italianas e pasme: a cidade de Gorgonzola não é uma delas. A cidade perdeu seu posto de maior produtora para as vizinhas, e de alguma forma que desconheço, ficou fora do grupo que produz o queijo azul mais imitado no mundo.
Bom, este final de semana usei o dito cujo. A massa ficou excelente!
espaguete para duas pessoas
1 dente de alho grande
50g de manteiga
3 colheres de sopa bem cheias de requeijão
50g de gorgonzola
50ml de leite
1 colher de sobremesa de molho pesto pronto
sal e pimenta à gosto
Pique o dente de alho e frite na manteiga. Acrescente o requeijão e o gorgonzola. Retire do fogo, mexa continuamente até que ambos estejam derretidos. Volte ao fogo baixo, adicione o leite, o molho pesto, o sal e a pimenta à gosto. Continue mexendo até que vire um creme. Cubra a massa cozida com o molho, jogue um punhado de queijo parmesão e castanhas picadas e ... si degusti!
1 degustações:
Hummm ... Deve ter ficado uma delícia...
Postar um comentário