15 julho, 2012

Iscas de Filé ao Molho de Queijo e Pães [ + alho ]

Lembram do passeio que fiz em Gramado semanas atrás ? Pois bem, visitamos também Canela naquele final de semana. Lá tivemos um ótimo almoço no Empório Canela e desde a viagem o Pequeno me cobrava pra fazer o prato que almoçamos naquele dia: Iscas de Filé ao Molho de Queijo e Pães.

Procurei então por alguma receita de molho de queijo que pudesse ser próxima do que almoçamos lá e fui pra cozinha fazer minhas experiências. Achei que dentes de alho inteiros ficariam ótimos pra comer junto, então acrescentei - uma porção pequena pois o Pequeno não come. Em meus dias de rebeldia contra a carne, fazer este mesmo prato substituindo o filé apenas por dentes de alho ou cebolas seria perfeito! 

Ignore garfos e facas, isto é comida de mão. Tenha a disposição apenas colheres para poder cobrir os pães com a carne e molho enquanto você e seus convidados comem calmamente fatia a fatia.

Adoramos o lugar, adoramos a comida e adoramos o repeteco em casa! 

Para a carne:
600g de filé mignon
6 dentes grandes e inteiros de alho (ou mais)
sal a gosto
pimenta a gosto
1 colher (sopa) de óleo

Para o molho:
500ml de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de manteiga
200g de mussarela ralada
50g de parmesão ralado
sal a gosto

fatias pequenas e grossas de pão para acompanhar

Corte o filé em cubos e tempere a gosto com o sal e pimenta. Em uma panela coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Com a panela e óleo quentes coloque os cubos de carne para cozinhar. Adicione os dentes inteiros de alho e deixe cozinhar junto. Enquanto isso, em outra panela, faremos o molho de queijo. Primeiramente, misture o amido com um pouco de leite frio para dissolver, em seguida já pode despejar na panela com os demais ingredientes. Permaneça mexendo em fogo baixo até o queijo derreter e a mistura virar um creme. Com o filé pronto, despeje o molho sobre ele e sirva com as fatias de pão. Si degusti!

4 degustações:

www.sosimplesassim.com.br disse...

OI Taís,
Receita deliciosa para acompanhar um bom vinho!
Uma boa semana pra vc,
Lylia

Taís disse...

Perfeito com vinho! Uma boa semana pra vc também Lylia. Bjos!

Michelle disse...

Eu teria dado um braço pra comer isso!

Taís disse...

Quem mandou estar tão longe?! :( Quando resolverem voltar pro país eu faço só pra ti :D

Postar um comentário