19 maio, 2012

Sanduíche de Filé com Cebola Agridoce e Gorgonzola

Vegetariano? Não pare de ler. 

Não posso fugir muito da carne aqui em casa pois é o alimento número 1 do Pequeno, mas já houveram vários momentos em que pensei: "realmente preciso dela"?

Quando comparo os pratos que gosto com carne e os que gosto sem ela, percebo porque não a abandono. Mas existem momentos que se puder evitar, evito. E pretendo me esforçar mais nisso. 

Este sanduíche por exemplo, ficou ótimo SEM a carne, bem leve e saboroso. Então fica a opção, com ou sem carne, como você preferir. 

6 pães do tipo francês
500g de filé em tiras temperado com sal e pimenta a gosto
150g de gorgonzola
folhas de alface americana
2 cebolas grandes em rodelas finas
1 colher (sopa) bem cheia de açúcar
1 colher (chá) rasa de sal

Inicie cortando o filé em tiras e temperando-o. Deixe a carne cozinhando em uma frigideira com um pouco de óleo em fogo alto, enquanto você prepara a cebola. Coloque as rodelas de cebola em outra frigideira com também um pouco de óleo e logo que elas começarem a amolecer, adicione o açúcar e o sal, mexa bem. A cebola vai dourar rapidinho e nesta hora você já pode desligar o fogo e reservar. A carne pode ser cozida a seu gosto, bem passada, mal passada, como preferir. Agora só falta montar: abra o pão ao meio, coloque as folhas de alface, depois a carne, a cebola e alguns pedaços de gorgonzola. Rende 6 unidades. Si degusti!

2 degustações:

Karen disse...

Minha relação com a carne é parecida com a sua. De vez em quando acho que poderia viver sem ela, outras vezes tudo em que penso é em um bife. Com certeza comeria em menor quantidade se não houvesse outro carnívoro em casa para alimentar.

Taís disse...

É Karen, o fato de ter um carnívoro em casa atrapalha um pouco. Poderia fazer comidas separadas quando a "Taís vegetariana" aparece, mas ... e o tempo ? E a preguiça ? :)

O legal é conseguir no mesmo prato ter a opção com ou sem carne, como foi nesse sanduíche, aí todo mundo tem um almoço feliz :D

Postar um comentário