06 fevereiro, 2011

Lasanha aos três queijos com molho de tomate e champignon

Semanas atrás essa lasanha já tinha saído por aqui, e resolvi repetir a dose com algumas modificações. Tinha em casa mussarela, parmesão e um queijo colonial forte que juntos poderiam ficar bons. Fiz um molho de tomate bem levinho com champignon, fatiei uma cebola em rodelas e criei coragem para montar não uma, mas duas mini lasanhas - já que nem todos gostam de cebola e queijo em abundância aqui em casa.

Acho que os únicos momentos que tenho preguiça de cozinhar são esses, fazer mais de um tipo de versão de um determinado prato ao mesmo tempo. Não me entendam mal, não é que eu não queira fazer, bem pelo contrário, já imaginou poder cozinhar um prato especial para cada pessoa do jeitinho que ela gosta ? Seriam elogios multiplicados. Apenas bate a preguiça mesmo, porque a quantidade de louça aumenta, o tempo de preparar aumenta, e assim vai. Para estas lasanhas foi tranquilo, mas muitas vezes deixo essa preguiça me dominar e acabo bolando um prato único que sirva para nós dois. O que nem sempre é bom, porque acabo cedendo mais do que gostaria e abrindo mão de experiências novas que estão engavetadas me esperando. Preciso juntar coragem mais vezes, e criar duas "mini coisas" com mais frequencia.

Para o molho:
1/2 cebola picada
gotas de azeite para refogar
1 lata de tomates sem pele
200g de champignon
sal e pimenta à gosto 

Para a montagem da lasanha:
mussarela
parmesão
qualquer outro queijo de sua preferência
rodelas de cebola
massa de lasanha pronta

Refogue a cebola no azeite, acrescente os tomates picados e o suco de tomate. Deixe cozinhar por alguns minutos em fogo baixo. Junte os champignons e tempere com sal e pimenta à gosto. Deixe apenas mais alguns minutos em fogo baixo, retire do fogo e reserve. O tomate sem pele enlatado é apenas para agilizar, se tiver tomates in natura daqueles bem vermelhinhos e suculentos, ótimo. Mas sendo o enlatado de uma boa marca, garanto que fica melhor que muitos tomates que já passaram pela minha geladeira. 

Depois disso, hora da montagem. Comece colocando um pouco de molho antes da primeira camada da massa, para que ela não grude no prato. E siga alternando camadas de massa, molho e queijo nas quantidades que achar necessário - por isso que não descrevi elas na lista de ingredientes. Na minha versão coloquei mussarela em todas camadas, coloquei cebola apenas em uma, o queijo forte apenas em uma também. O importante é colocar molho em todas para que a massa cozinhe bem, e o parmesão por último, para que fique tostadinho em cima da lasanha. Si degusti!

2 degustações:

Juliana disse...

Humm... Adoro lasanha, vou TENTAR preparar a tua agora, que está com uma 'cara' maravolhosa! !!! :)

Ane Caroline disse...

Eu diria para vc ir além... Me convidar para provar essas delicias, ai seriam mais que "duas mini coisas" para acrescentar ao seu "caderninho de experiencias" ... :)

Postar um comentário