Toffee é um tipo de caramelo a base de açúcar e manteiga que pode ou não ser feito com mais ingredientes (farinha, leite, nozes...). Ele é cozido em uma determinada temperatura e tempo, que variando resultam em diversas texturas e consistências do doce.
Buscando por uma receita de cheesecake com calda de caramelo, encontrei a calda de toffee, absolutamente maravilhosa. Porém, para a quantidade de cheesecake que fiz, achei pouca calda. Seguramente posso dizer que o dobro de calda seria perfeito. Abaixo descrevo a receita exatamente como fiz, pensando nas pessoas que preferem o gosto mais suave do caramelo. Mas aconselho: dobre a receita da calda, você não vai se arrepender.
A receita do cheesecake é baseada em uma receita da Nigella, mudei um pouco as quantidades.
Para o cheesecake:
150g de biscoito maisena (ou bolacha tipo maria)
80g de manteiga sem sal amolecida
450g de cream cheese
90g de açúcar de confeiteiro
1 1/2 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de suco de limão
250ml de creme de leite pasteurizado
Para a calda toffee:
100g de açúcar
250ml de nata
15g de manteiga
Bata os biscoitos em um processador ou liquidificador até esfarelarem. Acrescente a manteiga e bata novamente até virar uma pasta. Pressione esta mistura no fundo de uma forma de aro removível e reserve. Na batedeira bata os demais ingredientes do cheesecake até ficar uma mistura cremosa. Cubra os biscoitos com esta mistura. Leve a geladeira por no mínimo 3 horas ou de um dia para o outro. Como eu fiz a receita um dia antes, deixei para fazer a calda de toffee no dia que ia servir, já que ela leva nata e a nata envelhece com facilidade (1 hora antes de servir é o suficiente). Esquente bem (mas não ferva) a nata e reserve. Em outro recipiente derreta o açúcar. Com o açúcar derretido e nata bem quente basta juntar os dois. Embora pareça simples, vou detalhar um pouquinho mais: com o açúcar derretido, mantenha-o em fogo baixo e despeje metade da nata, não pare de mexer. O açúcar vai querer virar uma bala de caramelo, não se assuste, mantenha em fogo brando e mexa sem parar até que ele derreta. Se a mistura começar a ferver, retire um pouco do fogo (continue mexendo) e volte em seguida. Ao poucos vá adicionando o restante da nata e também a manteiga. Despeje esta mistura sobre o cheesecake e si degusti!
3 degustações:
A nata seria o creme de leite? Obrigada!
Infelizmente não Débora. Digo infelizmente porque a Nata é bastante comum aqui no RS, mas várias pessoas já me relataram que é mais difícil de encontrar em outros estados. A nata é um creme de leite pasteurizado e padronizado, considerado um produto mais fresco - tanto é que sua validade é sempre curtíssima. Ela também possui mais gordura que o creme de leite convencional. Costumo usar esta http://www.coopsantaclara.com.br/produto_detalhado.php?id=70
Espero ter ajudado. Bjos!
Que delicia de sabores!!
Lia.
Postar um comentário